O Pagode que faz parte da cultura milenar chinesa

Pagode

Pagode é um termo em português que se refere a um tipo de torre com múltiplas beiradas, comum na China, no Japão, nas Coreias, no Nepal e em outras partes da Ásia.

Em muitos contextos, é usado como sinônimo de estupa. Muitos dos pagodes foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas, por isso localizavam-se dentro ou próximo a templos.

Pagode

Pagode ou Pagoda (inglês) faz parte da cultura milenar chinesa, inicialmente surgiu como o centro dos templos, depois através do Feng Shui – seria utilizar-se de conhecimentos para influenciar as forças positivas e redirecionar as negativas que os Pagodes passaram a ser erguidos em montanhas e em frente a rios para trazer boa sorte e
evitar enchentes.

Os pagodes chineses além de estarem ligados à religião, possuem uma beleza arquitetônica maravilhosa.

Em alguns países, pode referir-se a outras construções religiosas. Por exemplo, no Vietnã, “pagode” é um termo genérico significando “local de trabalho”.

Acredita-se que o desenho original dos pagodes tenha nascido entre os Newar do Vale de Catmandu, no Nepal. A partir de então, essa estrutura arquitetônica espalhou-se pela Ásia, adquirindo diversas formas à medida em que detalhes específicos de cada região iam sendo incorporados ao modelo original.

Pagodes costumam atrair raios devido à altura. Essa tendência fez com que as pessoas vissem os pagodes como lugares carregados espiritualmente. Muitos deles têm uma antena no topo, conhecida como “finial”, que tem valor simbólico dentro do budismo: por exemplo, ela pode conter formas representando um lótus. O finial também funciona como um para-raios, protegendo o pagode de danos que os raios possam causar.

Função

Apesar de muitos dos pagodes terem sido construídos com propósitos religiosos, eles podem também ser usados para embelezar vistas, para supervisão militar (por exemplo, como uma atalaia), ou para ajuda na navegação de navios. Alguns pagodes, como os Três Pagodes, na Cidade de Dali, também tornaram-se símbolo do local.

Referências

Nas novels é comum a presença deste termo que faz muita gente pensar em Raça Negra, como como visto acima não há relação alguma. Entre as novels podemos lembrar rapidamente de:

1. Douluo DaluNing Rongrong do Clã Porcelana dos Sete Tesouros, tem como espírito marcial um poderoso Pagode de Porcelana dos Nove Tesouros;

2. Against the Gods – Yun Che possui a profunda habilidade do Deus Furioso, o Grande Caminho de Buda, que ao ser ativado revela um Pagode reunindo energias dos céus e da terra para ele;

3. The Great Ruler – Mu Chen cultiva a Arte do Grande Pagode que também pode ser usada como escudo para o corpo.

Conhecem outras novels que há alguma menção forte relacionada aos Pagodes? Deixe nos comentários.

Moderadora do grupo da Novel Mania no Facebook e atualmente também lidando com os desafios de ser Editora-chefe da Novel Mania.

  • Carlos Gabriel R. Fernandes

    The Great Ruler o protagonista cultiva o Arte do grande pagode(?) se não me engano. Ele atualmente usa o pagode que aparece no corpo dele como um escudo, mas foi revelado que têm mais funções que ele não conhece. Inclusive, eu gostaria que vocês falassem um pouco dessa novel no site. Obrigado!