Huang Long, o Sábio Dragão Amarelo

Huang Long - Dragão Amarelo - Palácio do Dao-min

Huang Long, um Sábio Dragão Amarelo tem uma grande história para contar. Além de ser o símbolo da Central Novel, ele foi e é bastante importante na mitologia chinesa e cultura oriental.

Huang Long, na história

Na mitologia chinesa, Huang Long é um dragão sem chifres, que uma vez surgiu a partir do rio Luo e presenteou o lendário Fu Xi com os elementos da escrita. Segundo a lenda, quando ele apareceu à Fu Xi, ele preencheu um buraco no céu, que foi feito pelo monstro Gong Gong. Dizem que o seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, a estação e o clima.

Na cultura da Ásia oriental, as vezes aparece como a quinta besta guardiã do Si Xiang. É o guardião do centro e representa o elemento terra, a quintessência chinesa, bem como a mudança das estações do ano. Sua virtude é a benevolência.

Ele não aparece na mitologia japonesa. O quinto elemento no sistema elemental japonês é vazio, então não pode ser representado por uma besta divina. No entanto, o Kouryu é considerado seu homólogo japonês. É dito ser o filho do universo, possuidor da proteção divina dos deuses.

O lendário imperador amarelo foi dito ter se transformado em um dragão que se assemelha ao seu emblema e ascendeu ao céu.

Desde que os chineses consideram que ele seja seu ancestral, eles às vezes se referem a si mesmos como “filhos do dragão”. Esta lenda contribui também para o uso do dragão chinês como símbolo de poder imperial.

***

Tem alguma informação complementar? Escreva nos comentários e assim que possível iremos atualizar o artigo. Se conhecer outras curiosidades interessantes, deixe nos comentários.

Profissional de Marketing, viciada em séries e uma nova leitora da novel Against the Gods.