Entrevista com os fundadores da Saikai Scan

Entrevista com os fundadores da Saikai Scan

O tão aguardado novo site da Saikai Scan foi finalmente lançado, e tem rendido muitos elogios quanto ao design e as funcionalidades. Sendo este um novo passo para o site e sua equipe, resolvemos realizar uma entrevista com os fundadores da Saikai Scan.

Os fundadores da Saikai Scan

Maurício também conhecido como ScryzZ que é também o autor de A Guerra dos Nove Mundos e Jessé também conhecido por Jhinn, são as mentes por trás de todo esse projeto gigantesco que se iniciou baseado em um “recomeço” para a equipe.

A primeira novel da Saikai Scan

Apesar de óbvio ainda os perguntamos qual a primeira novel da Saikai, e a resposta:

“A resposta a esta pergunta acho que faz parte do histórico de muitos leitores de novels. Sim, Começamos por TDG. Na verdade esta foi a novel que deu início a tudo que somos hoje, seja como equipe, seja como site.”

A escolha de Tales of Demons and Gods;

“Essa é uma pergunta que muitos já devem saber a resposta. A primeira novel foi TDG, começamos por ela, ela foi, sem sombra de dúvidas, o ponto crucial, sem ela não existiria grupo no face, blog Pumpkin e muito menos a Saikai!!!”

A decisão de fundar a Saikai Scan

Algo que consideramos muito importante durante a conversa com estes gênios do cultivo, foi como decidiram criar a Saikai, por que? A resposta para estes questionamentos nos levam para um momento de nostalgia de ambos:

“Para responder essa pergunta temos que voltar um pouco mais no tempo. Quando embarcamos nesse mundo de Novels e Manhuas foi tudo por causa de Tales of Demons and Gods, no início formamos um grupo no face para discussão de teorias e formar um pequeno grupo de fãs. O grupo evoluiu e começou-se a tradução da Novel de TDG, ao mesmo tempo que o grupo estava se desenvolvendo o blog chamado Pumpkin também estava evoluindo, era nele que publicávamos a tradução de TDG. O tempo passou e o blog começou a ficar pequeno, foi então que problemas internos entre os membros gerou o fim da Pumpkin, Neste momento os integrantes remanescentes – Maurício (ScryzZ), Jessé (Jhinn), Luan (Verde), Roger (Totlof) e Yan (Tio Pantsu) – decidiram criar a Saikai e escolhemos este nome porque significa Recomeço, estávamos recomeçando do zero, estávamos renascendo como um novo site e como objetivo inicial focamos na solidez da equipe como família.”

A paixão por web novels

Novamente uma pergunta ligada ao Mad Snail, não chorem mas graças a este autor que vocês tanto amam criticar foi criado o alicerce deste site que vocês tanto amam, vejam, quando perguntamos “como surgiu a paixão por web novels?” A resposta foi:

“Nossa paixão começou pelo Manhua de TDG. É impressionante como este manhua impactou nossas vidas, começamos a ler em um dia no outro terminamos e no outro nos juntamos em um grupo do Facebook para discutir teorias e informações sobre o Manhua. Aí conhecemos a novel, lemos a novel e quando vimos estávamos presos nesse mundo, totalmente viciados! Depois disso cada um começou a se intensificar na leitura dos projetos que mais lhe agradava. ScryzZ com CSR, outra novel do Mad Sanil e a primeira novel que o Maurício traduziu na vida. Jhinn com Zhan Long, um tema que sempre o viciou.
TDG foi o pontapé inicial, CSR e Zhan Long chegou e terminou o serviço para embarcarmos no mundo das novels.”

Há limite no vício? Não há!

“Para vocês terem uma ideia, desde que eu comecei a ler novels meus livros estão empoeirando na prateleira aqui do meu quarto. Comprei o box da quadrilogia de Eragon para reler, mas quem disse que tive tempo? São horas e horas lendo novels. Certa vez eu li por mais de 19 horas seguidas, aconteceu com MW e TDG, quando eu fui dormir o sol já pendia alto no céu,” desabafa Maurício.

Os maiores desafios no início da Saikai

“Inicialmente, éramos muitos, o que gerava muita intriga interna do que fazer e não fazer. Foi com o tempo que nos adaptamos e começamos a trabalhar em equipe, unidos como uma família. Outro ponto é conseguir administrar a Saikai como um todo, são muitos integrantes e diversas funções diferentes e lidar com os sumiços repentinos de integrantes, o pessoal entra na Saikai com toda a boa vontade do mundo, mas quando percebe que o trabalho não é tão fácil quanto imaginavam acabam desaparecendo, alguns avisam e outros não, ai temos que dar nossos pulos para conseguir alguém para fazer os capítulos e não atrasar os projetos, e as vezes não conseguimos. Um exemplo prático disto é que inicialmente na Saikai tínhamos 6 fundadores trabalhando, atualmente só temos dois, Maurício (ScryzZ) e Jessé (Jhinn), claro contamos com uma Staff de administradores que nos ajudam bastante, alguns estão a bastante tempo, mas outros já passaram pela staff e saíram.”

O futuro das novels no Brasil

Como sempre gostamos de perguntar sobre o futuro das novels para estes que são os pioneiros no Brasil, e a resposta dos fundadores da Saikai não decepcionam:

“Acreditamos que este nicho só tende a crescer. Este é um mundo onde damos vazão a nossa imaginação, é um mundo que nos perdemos em nossas leituras fantasiosas. Estão agora aparecendo Novels de gêneros que antes não tínhamos, como o Xanhuan, Xanxia, Wuxia. E as novels de Fantasia, Aventura, Ação e os diversos outros gêneros estão se multiplicando ainda mais. Penso que no futuro teremos uma propagação ainda maior deste gênero no Brasil.

E como um dos nossos principais objetivos, temos a intenção de disseminar, de expandir esse mundo de novels no Brasil. Foi desse objetivo que acabamos por começar a aceitar novels brasileiras, muitos desses autores possuem obras magníficas mas não os meio de divulgá-las e torná-las grande. Tendo esse objetivo, unimos o útil com o agradável.”

Como podemos ver, a trajetória do grande dragão Qing Long está apenas começando aqui no Brasil.

Profissional de Marketing, Editor da novel Against the Gods na Novel Mania e apaixonado pelo gênero Xianxia e por boa parte das novels chinesas.

  • Athos Vieira

    Muito bacana!! Acompanho desde a época do pumpkin e tbm começei esse mundo por TGD, hj só posso agradecer por conhecer o universo das novels!

  • Gilmar José

    sao tudo gordo de pancinhas igual eu so nao tenho a barba mas to gordo igual eles

  • Henrique Zimmerer

    Saikai rules! Vamos continuar crescendo com as novels no Brasil!!!

  • Paragon

    até chorei com essa entrevista

  • Rafael B

    É TDG fez um grande pontapé nas novels no Brasil,eu como muita gente começei lendo o Manhua,descobri que tinha a novel e fui ler e agora perdi a conta de quantas novels eu leio