As diferenças entre Light Novel, Visual Novel e Web Novel

frases de tales of demons and gods

Você sabe a diferença entre Light Novel, Visual Novel e Web Novel? O universo da história, cenários, personagens, contextos e muito mais que os autores passam para nós leitores estão entre as coisas mais legais que podemos ler ao imergir em novas histórias.

Com descrições detalhadas, com contextualização com mitos ou cotidiano… há várias formas dessa ideia ser passada.

Mas, qual a diferença entre os tipos de novels? Não há muito a detalhar sobre as características em comum dos três sem falar de tudo. Confira a listagem em ordem alfabética:

O que é Light Novel?

São os famosos livros impressos, contendo normalmente algumas ilustrações dos personagens fazendo alguma coisa – mesmo sem descrição desta cena na história, em cores, além de ilustrações específicas de certos momentos em branco e preto no meio da história.

O termo, apesar de usar palavras do inglês, é de origem japonesa, e a ideia é realmente de ser mais leve; além de terem um limite perto de 300 páginas – não é uma regra fixa, o formato em que são impressos é chamado de bunkobon, que a grande maioria usa folhas A6, para serem mais fáceis de se carregar e guardar.

Um exemplo extremamente famoso é a Light Novel Sword Art Online.

O que é Web Novel?

São as histórias que são escritas diretamente para a internet, sem uma padronização entre séries de números de linhas por capítulo; normalmente, web novel é quando o autor está escrevendo e quer divulgar o trabalho, sendo uma distribuição gratuita e que qualquer pessoa pode ler, podendo receber ou não ilustrações futuramente que façam parte da história – não é comum encontrar Web Novel com ilustrações, mas também podem existir versões pagas.

Normalmente, quando uma Web Novel faz muito sucesso, as editoras entram em contato com o autor e transformam a história em Light Novel, passando por uma revisão e edição profissional e a adição de ilustrações, além de muitas vezes algumas alterações no rumo da história.

Um bom exemplo que está fazendo sucesso, passando por Web Novel, Manhua e até Anime, é Tales of Demons and Gods escrita pelo autor Mad Snail.

Você também pode se interessar em conhecer as 6 web novels chinesas mais lidas no Brasil.

O que é Visual Novel?

Este gênero na realidade é um pouco complicado de explicar, porque na realidade, as Visual Novels são jogos.

Como funcionam: existem jogos onde todas as ações possíveis do jogador é clicar em continuar, em alguns casos até tomando decisões para alterar o final.

A rota do jogo

Estes jogos, que possuem aquela combinação de um cenário de fundo, muito texto, som ambiente e ilustrações de personagens onde as animações são trocas de pose ou rosto – as vezes há dublagem dos personagens, são as chamadas Visual Novels.

Um exemplo perfeito de Visual Novel é Fate/Stay Night.

Profissional de Marketing, Editor da novel Against the Gods na Novel Mania e apaixonado pelo gênero Xianxia e por boa parte das novels chinesas.

  • Bruno Skarp (Swagger)

    so alguns detalhes.
    O fato de ser uma light novel se vem pelo fato da gramática ser simples tb. Tem várias LN que não contém ilustrações.
    WebNovel não é totalmente distribuido gratuitamente. Geralmente autores tem contratos com sites que os pagam por views de suas novels e alguns tem como comércio o mobile. Por isso algumas novels são curtas em cada cap para ter fácil aceso ao celular.
    Tem visuais novels que não contem rota e são chamadas de cinemáticas. Não confundir VN com Dating Sim.